Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A nossa pele não chora mas ressente-se, tudo o que comemos, o stress, meio ambiente, temperaturas, tudo se vai refletir na nossa pele.
Aos poucos começamos a conhecer a nossa pele a reacção dela a cada causa, seja porque andamos alguns dias a comer porcarias e nascem umas borbulhitas, se nos desleixamos nos cuidados básicos e na hidratação e ela começa a secar, ou até mesmo pelo stress e tabaco que a pode deixar baça ou até mesmo descontrolada.
Por isso precisamos de ter os produtos aliados para cada situação.
Neste caso já conheço bem a minha pele nesta altura do ano, a mudança de temperatura repentina altera um pouco a sua sensibilidade, os ventos frios tornam-na mais susceptível a ficar seca e fragilizada, fica portanto sensível e com uma sensação de pele "fina".
Precisa então de algo para a acalmar nestes momentos mais críticos, é ai que entram dois aliados o ano inteiro, que trabalham especialmente bem nestes casos.
Água termal, já devem ter ouvido falar, é uma água especial, rica em minerais que beneficiam a nossa pele, por isso as termas são tão famosas para tratamentos.
Neste caso venho-vos falar da água termal da La Roche-Posay para peles sensiveis, a minha favorita.
Um pouco de História
No coração de uma pequena vila em França, existe uma água termal com propriedades altamente benéficas para a pele.
La Roche-Posay é uma pequena vila francesa, em La Vienne, conhecida em todo o mundo pela sua água, muito rica em Selénio, particularmente benéfica para a pele.
Desde 1617, a reputação terapêutica da água termal de La Roche-Posay é tal que Pierre Milon, médico de Henrique IV e de Luís XIII, dirigiu-se ao local para fazer as primeiras análises.
De seguida, Napoleão, General Bonaparte, após ter regressado do Egito no início do século XIX, mandou edificar nesta localidade um hospital termal para tratar as dermatoses dos seus soldados.
Em 1897, a estação é reconhecida como sendo de utilidade pública pela Academia da Medicina.
Em 1905, é inaugurado o primeiro Centro Termal.
Em 1913, a Academia de Medicina declara oficialmente La Roche-Posay como Estação Hidromineral.
O que é água termal?
A água termal de La Roche-Posay é uma água única; resultado do encontro entre a água da chuva, que escorre por entre grandes rochas calcárias, reservas naturais de selénio; com uma água profunda, com cerca de 20 000 anos, proveniente das areias do Cénomanien. A sua raridade deve-se ao teor excepcional em selénio, um oligoelemento que intervém nos mecanismos essenciais de defesa da pele contra os radicais livres, responsáveis por inúmeros distúrbios, traduzindo, um poderoso antioxidante.
A água termal de La Roche-Posay é notável pela estabilidade dos seus componentes, essencialmente dos minerais que respeitam o equilíbrio fisiológico cutâneo. Muito pura, apresenta um pH próximo da neutralidade. Protegida da poluição desde o seu nascimento até aos pontos de utilização termal, esta água não é submetida a qualquer tratamento. Todos os seus ingredientes permanecem intactos e as suas propriedades inalteradas.
Para que serve?
Bem, resumindo é um produto multiusos, pode parecer estranho dar para tanta coisa mas é verdade, não quero outra coisa!
Finalizo sempre a maquilhagem com ela, dá um ar mais natural à pele, seja com base ou pós, também noto que segura um pouco a maquilhagem, deixa-a mais fixa depois de secar.
Depois de fazer as sobrancelhas é o melhor calmante que há, faz a impressão e o vermelhão desapareceram rapidamente
Depois de limpar a pele realmente substitui o tónico deixando uma sensação refrescante, como tem p pH neutro, faz exactamente o que o tónico faz, equilibrar o pH da pele.
Comichão numa certa área da pele? uma borrifadela e a sensação desaparece em segundos.
Como costumo andar com uma versão "travel size" na mala posso utilizar em qualquer situação, neste caso se passo o dia fora de casa e sinto a pele um pouco mais necessitada e fragilizada dou uma borrifadela e sinto que deixa a pele mais viva e elástica, não tão sensibilizada.
Creme Hidratante
Embryolisse Lait-Crème Concentré
Já devem ter ouvido falar milhares de vezes sobre este creme, ou melhor, leite creme como é apelidado pelos nossos vizinhos franceses, mais uma vez, um produto de beleza francês.
É um hidratante normal e para todo o tipo de pele, criado nos anos 50, mantem a sua formula até aos dias de hoje, diria que é um "Benamor" francês, um clássico e um hit.
Contém manteiga de Karité, cera de abelha, proteína de soja e Aloé vera, tem também uma pequena parte de parafina liquida, por isso atenção se é um ingrediente com o qual não se costumam dar bem é melhor não arriscar.
Pode ser usado sozinho, como creme hidratante, como primer , é famoso por ser utilizado por maquilhadores internacionais, é visto frequentemente nas mesas dos backstages dos principais desfiles mundiais, e percebo porquê, frequentemente as modelos não têm cuidados com a pele ou vêm mesmo com a pele seca e noites mal dormidas, este creme dá-lhes uma vitalidade e hidratação instantânea, criando ao mesmo tempo uma tez mate e uniforme para receber a maquilhagem.
Pode também ser utilizado como desmaquilhante, amolecendo especialmente sombras difíceis ou máscara de pestanas. Se for misturado com base, dá um efeito mais natural e uma hidratação prolongada.
Pode também ser utilizado após a depilação para acalmar a pele ou até como after shave.
É um creme branco e macio muito básico quase sem cheiro, mas o segredo está nos básicos, faz o que deve, hidrata, acalma, protege sem mais promessas hilariantes.
Gosto muito de o usar nesta altura porque cria uma certa "barreira" na nossa pele que protege e acalma a pele dos efeitos do vento e do frio, deixando a pele macia, hidratada e equilibrada.