Se ainda nunca vos aconteceu nenhuma peripécia numa perfumaria ou loja de maquilhagem, das duas uma, ou têm muita sorte ou está para breve.
Infelizmente são poucas as funcionárias/vendedoras/maquilhadoras que percebem alguma coisa do que estão a fazer/vender, ou que têm noção de como tratar um cliente, é que às vezes nem o básico exigido acontece.
Posso dizer que nestes mais de 13 anos nisto das compras de beleza, devo ter encontrado 3 ou 4 pessoas com quem conseguia ter uma conversa interessante e falar sobre produtos/opiniões.
Claro que me tornei fiel, quase todas as semanas ia de propósito para ver as novidades, falar com elas e fazer umas compras, fizemos até uma espécie de amizade, havia bastante afinidade.
Infelizmente para mim mas felizmente para todas elas, seguiram rumos diferentes, sairam do país, mudaram de profissão, subiram de cargo, mudaram de loja.
Mas o propósito deste post é partilhar com vocês algumas "histórias" que me aconteceram ao longo do tempo. Partilhem também as vossas comigo e com as leitoras, deixem nos comentários, seja para rir ou chorar :)
Aquela senhora que te responde torto
E ainda te arregala os olhos e contraria rudemente quando dizes que o tom 04 é demasiado escuro para ti (vocês já olharam bem para mim não é, às vezes até o 01 é escuro demais), porque os tons mais claros estavam esgotados e te queria à força vender o peixe que mais ninguém quer?
Acabou de perder uma venda e um futuro cliente, ganhava mais em dizer para voltar dias/semanas depois quando houvesse stock ou se me apresentasse outras opções.
A menina que deve ter começado há poucos dias
Pergunto que base recomendava para pele oleosa, prontamente começou a ler os rótulos de todas as bases à procura dessa recomendação escrita "algures", nem sequer era a lista dos ingredientes a ver se era oil free.
Confesso que sorri por dentro, coitadita, era nova e inocente na área, mas podia ter pedido ajuda às colegas mais experientes, porque assim é uma agulha num palheiro.
Aquela que ou se faz de parva ou acha que a parva és tu
Perguntei se tinham algum bálsamo hidratante com SPF alto e tentaram-me vender o batom mais caro da perfumaria sem sequer ter SPF?!?! Será que falamos a mesma língua? É que não foi nada disto que pedi...
Aquela que te julga pela aparência
Olha de cima abaixo, não diz nem bom dia nem boa tarde, nem pergunta se preciso de ajuda, porque entras na loja vinda da praia, com calções de ganga rasgados e com as pernas tatuadas, mas quando chegas à caixa com mais de 100€ em produtos, de repente já se arreganha toda para ti e oferece mil amostras, não voltei lá será escusado dizer. Adieu.
Não sei se alguma vez foste à Sephora do Braga Parque mas parece que acabaste de descrever quase todas as funcionárias que lá trabalham sendo que a maioria se enquadra no última situação. O único funcionário que realmente gostei de todas as vezes que fui lá (não foram poucas) infelizmente já não trabalha lá.
ResponderEliminarMuitas vezes deixo de comprar ou adio a compra de algum produto por causa do péssimo atendimento que oferece.
Deve ser defeito geral das Sephoras, duas das situações que falei foram lá, estive vários anos sem lá ir, até mais por outro motivo, foram extremamente estúpidos, e voltaram a ser recentemente, até fiz queixa directamente à sephora do funcionário, só para que saibam os otários que lá metem a trabalhar...
EliminarNão sei se alguma vez te aconteceu mas sempre que vou lá com pouca maquilhagem ignoram-me completamente. As funcionárias preferem estar à conversa invés de fazer o seu trabalho.
EliminarNão sei, secalhar é pré-requisito ir carregada de maquilhagem para oferecem ajuda...
É o tal "julgamento" que te fazem quando te tiram a pinta, vêem que não tens maquilhagem, assumem que não usas e não te interessas, ignoram lol enfim
EliminarUma das coisas que adoro é entrar nas lojas, perguntar por determinado produto, perder uns 20 minutos enquanto procuram na loja, no armazém, no sistema, ligam para outra loja a perguntar por ele e chegam à conclusão que não têm. E aí em vez de assumirem que a loja de momento não tem ou que não vende, tentam impingir a ideia que foi descontinuado. Aconteceu-me já duas vezes na Perfumes&Companhia e venho a encontrar facilmente os produtos noutros sítios e que continuam a existir até hoje. Haja paciência!
ResponderEliminarBeijinho.
Lilium
O Meu Dolce Far Niente
|Facebook| |Instagram| |Twitter| |Sorteio de um Gift Bag a decorrer no Blog
Isso é o prato do dia, principalmente quando as coisas já sairam lá fora, pergunto quando chegam e não fazem a mínima do que estou a falar, umas dá para mentir (tal como descreveste) outras dizem que não existe, lole...
EliminarPor norma quando não sabem, inventam sempre, acho que ficava melhor ser honesto, mas pronto, isso sou eu...
Revi-me em tantas situações!
ResponderEliminarJá me aconteceu o julgarem-me porque simplesmente naquele dia não estava a usar maquilhagem então devem ter assumido que não tenho qualquer conhecimento de maquilhagem. É fazer-lhes duas perguntas sobre um produto e enterram-se logo. E claro: quando só levas um ou dois produtos e olham-te de lado.
Mais recentemente aconteceu recomendarem-me um bronzer como pó matificante para o dia a dia. Claro, porque muitas delas parecem oompa loompas acham que eu também quero.
Ahah muito me ri com este artigo! Eu nem costumo comprar com muita frequência e mesmo assim já apanhei essas situações TODAS, sobretudo as últimas duas na Kiko cá da terrinha. Evito ir lá só por causa do atendimento, a meu ver só há lá uma ou duas funcionárias impecáveis.
ResponderEliminarJá aconteceu querer trocar ou devolver produtos por usar, e revistarem-los como se fossem sacos de droga escondidos na inspecção prisional, com aquele ar desconfiado sem vergonha para mim; já aconteceu atenderem-me melhor ou pior conforme a quantidade de maquilhagem que uso no dia (nota: sombras cobre e batons fortes rendem melhor a simpatia dos funcionários); já aconteceu dizerem-me que um batom (claramente com má pigmentação) ser óptimo, bastando "apenas" aplicar 4 camadas para ele fica perfeito (oi???).
É triste porque é desnecessário. Eu já trabalhei no atendimento ao cliente em sapataria e sei que os clientes prezam, acima de tudo, honestidade. Não vale a pena fazer dos outros burros... é como tu dizes, só ficam a perder e mancham o nome da empresa.
Cumprimentos!
https://cabecananuvemblog.wordpress.com/
Que post PERFEITO, Jael! Falo disto imensas vezes mas nunca me consegui expressar como tu conseguiste aqui, ahaha! As Perfumes&Companhia desta vida são para esquecer, de todas as vezes que lá fui ajudaram-me talvez duas ou três (e se calhar estou a exagerar). Olham para ti de cima a baixo como se fosses uma pobretanas e depois já nem tenho vontade de lhes dar o meu dinheiro. Na Sephora já tive experiências boas e más (a do NorteShopping é um horror, só snobs), mas o melhor sítio para comprar maquilhagem, para mim, é o ECI. O counter da Bobbi Brown é ótimo, fiquei a falar com a senhora durante hora e meia e saí de lá a saber muito mais do que sabia antes :).
ResponderEliminarFrancisca | www.franciscamay.com
Adorei o post!!! Completamente verdade já me aconteceu quase todas as situações.
ResponderEliminarMuitos beijinhos,
https://sparkleoutfit.blogspot.pt/
Isto é tão verdade! Já me aconteceu algumas destas situações.
ResponderEliminarBeijinhos
http://24eumcarrapito.blogspot.pt/
Já me aconteceu todas essas e mais algumas... e adoro quando teimam comigo, do tipo "ah mas esta base oxida bastante portanto eu quero um tom mais claro", e elas a insistirem sempre nos tons mais escuros.
ResponderEliminarOu eu própria ter que procurar uma alternativa à um produto e depois elas dizerem "nem sabia que tínhamos isso aqui".
Eu já desisti de ir à Sephora procurar e pedir indicações. Quando entro tenho logo um target em vista e se não o cumprirem viro costas e sigo para a opção B.
ResponderEliminarNo entanto devo dizer que já fui muito bem atendida por exemplo na Sephora dos Armazéns do Chiado (especialmente pelas moças da Benefit!) e na Sephora de Loures (a do hospital, não a do infantado)
E com isto eu estou a pensar aproveitar os 20% em 2 ou 3 lip stains deles e muito provavelmente vou entrar, pegar no que eu quero e dirigir-me à caixa.
Ah esqueceste-te de mencionar que elas estão sempre mal informadas no que diz respeito a novidades. Tu perguntas pela Naked 3 e mostram a Naked 2 e dizem que não vai sair mais nenhuma #porissoéqueesgotounãoé....
Acontece-me taaaanto o "julgar pela aparência" na Sephora do Chiado! Lembro-me de estar a ver batons da YSL lá e mandarem a lançar-me uns olhares horrorosos! Quando pedi a cor que queria do nada vieram os sorrisos e "precisa de um cestinho?" e éramos as melhores amigas.
ResponderEliminarIsso de impingir cores mais escuras é o prato de cada dia. Inclusive aconteceu-me em Madrid no corner da Chanel. Como lá não há a minha cor "talvez a 30 funcione..." e tu és a aquela pessoa que se controla para dizer "listen to me you little..." e dizes, com um sorriso simpático mas meio passivo-agressivo, "não, eu sei que a minha cor é a 22." e elas parece que nem sabem como reagir se uma pessoa sabe do que fala e se mantém firme.
Outra coisa linda que me acontece na Sephora é o facto de elas estarem super mal informadas. Já o Twinkle estava na Boutique do Chiado, e na Sephora do Colombo me tinham dito que já a tinham mas ainda não estava para venda, quando pergunto, na Sephora do Barreiro, se sabem quando chega oiço: "Twinkle... da Benefit? Não quer dizer Galifornia?"; "Não, é um iluminador da linha do Dandelion..." e ela começa a chamar as colegas todas a perguntar se tinham ouvido falar de algum Twinkle mas num tom que parecia que eu era maluca e que não existia.
Enfim, é muito amor à profissão!
Marta Rodrigues, Majestic ♡
PASSATEMPO CONJUNTO KAT VON D (2 BATONS E O EYELINER!)!
Infelizmente já me aconteceu uma situação dessas. Apesar de gostar dos produtos quando isso acontece eu normalmente tento evitar a loja. É realmente lamentável nos dias que correm infelizmente haver um atendimento desses. A que mais me aconteceu é nos tons da base. Já caí no erro de pensar "talvez eu devesse aceitar o conselho quanto à cor" e no fim nem cheguei a usar, pois era escura em relação ao meu tom de pele. A que mais odeio é quando te julgam pela aparência. Um bom vendedor deve atender todos de igual forma. Bom gostei bastante do teu post.
ResponderEliminarBeijinhos.
Olá Camila. Apesar de gostar muito destas tendências 80's/90's confesso que quando a minha irmã chegou a casa com uns oculos destes fiquei um pouco intrigada, pareceu estranho no momento. Mas o que é certo é que ficam bem com os looks de Verão além do mais adoro a tonalidade que dão ao que vemos. Os meus favoritos são os rosa. Beijinhos.
http://worknhobbies.blogspot.pt/
Com certeza relaciono-me com estas situações, pior é na M.A.C do Colombo. Entretanto a questão da novata, ela pode não pedir ajuda porque normalmente trabalhar em loja significa que estás sozinha, toda gente está a lutar pelas comissões e não ajudam uma às outras. Contudo, sendo nova na área e na loja é o seu dever estudar os produtos da empresa.
ResponderEliminarAbraço,
Taís Ventorim
https://dobrazilparaeuropa.wordpress.com/
No meu caso isso não se aplicava porque aconteceu na perfumes e cia, lá trabalham por objectivos de loja, não pessoais como noutras lojas, mas a mac por acaso sempre ouvi muita gente queixar se foi da antipatia não da falta de conhecimento, comigo felizmente sempre correu tudo bem, nada a queixar, aliás uma das pessoas que mencionei onde ia de propósito para falar com ela era da mac, infelizmente saiu...
Eliminaromg este post esta genial ahaha identifiquei me muitoooo, como sabes, em especial pelo ultimo ponto. nao só pelas tatuagens/piercings mas mais pq maior parte das vezes pareço que acabei de sair da cama ahah mas fico logo sem vontade de estar na loja. apetece mm ir la numa de pretty woman. fuck yeah bitches enquanto atiro dinheiro pro ar.
ResponderEliminara sephora é o pior sitio nesse sentido e as unicas vezes que fui SUPER bem atendida do principio ao fim foi quando estava gravida!
ate comentei isso com o luis "devia estar sempre assim so para serem atenciosas e darem ofertas" ahaha
que respondeste a essa do baton que te impingiu? opa n posso aahah